Massa x Peso: saiba a diferença!

Você sabia que massa x peso são duas medidas distintas?

O peso que constitui o nosso corpo não tem o mesmo volume que a massa, já que esta está embutida no valor do nosso peso e pode ser subdividida em: massa magra e massa muscular.

Afinal, o que conta mesmo é a composição corporal da pessoa, já que é essa medida que vai dizer se o indivíduo está saudável ou não. Vamos compreender um pouco mais sobre os dois conceitos? Acompanhe!

Tecnicamente falando, qual a diferença entre massa x peso?

Dra Clarissa Aguiar peso e massa

Entrevista concedida pela Dra. Clarissa ao programa Sempre Bem, da Farmácias Pague Menos

Quer entender melhor qual a diferença técnica entre massa x peso? Veja a explicação:

Quando mencionamos o termo “massa”, estamos nos referindo a quantidade de matéria contida em um corpo. No Sistema Internacional, a sua unidade é o quilograma (Kg), e ela pode ser medida em uma balança comum.

Quando falamos no termo “peso”, estamos nos referindo à força resultante da interação gravitacional entre um corpo e algum outro em sua vizinhança. Como o peso de um corpo está relacionado com a força com que outro corpo o atrai, nosso peso mudaria caso fôssemos para outro planeta, mas a massa permaneceria mesma. Além disso, a sua unidade no Sistema Internacional é dada em Newtons (N).

Massa corporal x Peso corporal

Agora que você já entendeu melhor essa questão técnica, que tal entender na prática a diferença entre massa x peso?

Na prática, as balanças comuns medirão o seu peso corporal, pois a massa corporal está embutida dentro dele. Então ela pesará a massa dos ossos, músculos, gordura e a quantidade de água existente no corpo. Ou seja, este é o peso total.

Já a massa não leva em consideração a quantidade de gordura que existe no organismo. Esta massa é medida pelo IMC (Índice de Massa Corporal), dado pela seguinte equação:

cálculo imc

Este índice vai avaliar o peso do indivíduo em relação à altura, e indicar se ele está acima ou abaixo do peso desejado.

Apenas com o resultado do IMC que eu posso ter certeza se estou acima ou abaixo do peso?

acima do peso

Não! O IMC vai lhe dar uma ideia geral da relação da sua altura e do seu peso, porém na equação desse índice não entram vários fatores essenciais para solucionar a questão de fato.

Isso porque fatores como idade, intensidade de atividade física exercida ou estado da saúde, não são levados em conta nessa fórmula, por exemplo. Por isso o IMC não é o parâmetro ideal para avaliar pessoas idosas, atletas, pessoas muito musculosas, mulheres grávidas ou pacientes acamados.

Além disso, o resultado do IMC não revela quais a quantidades de massa magra e gordura existentes no corpo. Ou seja, uma pessoa pode pesar 70kg, porém ter mais gordura do que massa magra, e outra pessoa pode ter o mesmo peso, porém ter mais massa magra que gordura.

Então, quais métodos revelam a verdadeira quantidade de massa?

massa x peso

Para que você saiba sua real quantidade de massa, é muito importante consultar um especialista. Exames simples feitos por eles podem revelar o quanto de massa você precisa perder ou ganhar.

É interessante ressaltar que esses métodos, assim como o IMC, não devem ser levados em consideração separadamente, afinal, eles se complementam. Dessa forma, todas as variáveis podem ser medidas e estudadas. Alguns exemplos de métodos variados são:

Método da dobra cutânea

Método onde a espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente são avaliadas isoladamente ou em conjunto. As dobras cutâneas são aferidas a fim de revelar o percentual de gordura corporal.

Exame de bioimpedância

É feito através da aplicação de uma pequena corrente elétrica pelo corpo para verificar com exatidão a quantidade de massa muscular, quantidade de água corporal e o percentual de gordura no corpo. É bastante realizado por esportistas e atletas que necessitam de maior precisão nos resultados da composição corporal.

Exame DEXA

Método de densitometria por dupla emissão de raios-x (DEXA), avalia a composição corporal e permite verificar a quantidade de massa óssea, massa magra e o percentual de gordura. Não exige nenhum preparo do paciente e tem uma vantagem adicional pois permite o estudo específico da composição local, como o estudo da composição da massa dos braços, pernas, tronco e abdômen.

Qual o percentual de gordura considerado saudável para homens e mulheres?

Para mulheres até 28%, e para homens 20%.

Quanto maior o índice de gordura em um indivíduo, maiores as chances de ele ter alguma doença relacionada ao excesso de gordura, como AVC, diabetes, enfarto, problemas nos rins e no fígado.

Quanto maior a quantidade de massa magra:

  • maior será o metabolismo;
  • haverá uma menor predisposição às doenças relacionadas à quantidade de gordura excessiva;
  • maior será a produção de hormônios que promovem o bem-estar, como a testosterona; e
  • mais facilidade para caminhar, fazer atividades físicas e estar ativo.

Como perder gordura e ganhar massa muscular?

como perder gordura

Antes de tentar entrar em dietas especiais ou realizar atividades físicas muito intensas por conta própria, procure um especialista. Só ele poderá lhe dizer como mudar seus hábitos diários para conseguir chegar a algum objetivo. Procurá-lo será esclarecedor!

Além disso, pratique hábitos saudáveis diariamente. Ter boas noites de sono, por exemplo, contribui para uma produção hormonal eficiente em diminuir a gordura e fazer crescer os músculos. Ter uma alimentação saudável baseada no maior consumo de vegetais e legumes sem o excesso do açúcar, também pode lhe beneficiar bastante.

Se você está procurando um especialista, conte com toda expertise da Dra. Clarissa Aguiar! A Dra. Clarissa é médica e pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia).

As áreas de atuação no seu consultório são:

  • Nutrologia;
  • Reeducação alimentar;
  • Emagrecimento e Hipertrofia;
  • Performance Humana;
  • Medicina Preventiva e Integrativa;
  • Medicina Ortomolecular;
  • Envelhecimento saudável e Qualidade de vida;
  • Equilíbrio Hormonal;
  • Nutrigenética e Nutrigenômica

Não se esqueça: conte sempre com pessoas qualificadas para cuidar da sua saúde e bem-estar!

Entendeu a diferença entre massa x peso? Se você quiser mais dicas incríveis, siga a página da Dra. Clarissa no Instagram!

 

Sobre Dra. Clarissa Aguiar

Médica, pós graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), membro da Sociedade Brasileira para estudo da Fisiologia Humana (SOBRAF) e da Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular (ABMO), interessou-se por um estilo de vida saudável no final da faculdade, quando passou a questionar-se sobre determinadas orientações alimentares ditas como saudáveis.