Prática Ortomolecular

A Ortomolecular propõe oferecer ao paciente e às células o que elas necessitam do ponto de vista nutraceutico, partindo de uma avaliação adequada do estilo de vida do paciente e seu padrão alimentar, da quantificação laboratorial de parametros específicos, à prescrição de suplementos alimentares quando identificada determinada carencia. A Ortomolecular não é uma Especialidade Médica, e sim uma Prática Médica coadjuvante, esta reconhecida e regulamentada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) em 14 de Janeiro de 2010.

O termo nutraceutico caracteriza um nutriente específico presente num alimento, que não é exatamente o alimento em si, mas que também não é remédio, como são o licopeno do tomate, o resveratrol do vinho e os fitoesteróis presentes na casca da uva, fundamentais para que as células do corpo se mantenham saudáveis por desempenhar uma ação antioxidante, neste exemplo.
Eles são compostos dentre outros por vitaminas, sais minerais, aminoácidos, enzimas e, podem ser utilizados terapeuticamente quando, em decorrencia a alguma carencia nutricional, há repercussão na saude do paciente, ou mesmo na prevenção das doenças, proporcionando benefícios reais à saúde.

Um organismo mal nutrido reage com dificuldade às agressões impostas pelo estilo de vida atual, e torna-se alvo da perda do estado de saúde física e bem estar geral. Os principais vilões que nos empurram ao estresse físico e mental são a competição típica de nosso tempo, a poluição ambiental, a exposição a metais pesados, ao excessivo consumo de doces, gorduras saturadas, alimentos refinados e industrializados (que muitas vezes contem substancias tóxicas como corantes, conservantes, e ainda fitohormonios e antibióticos).

Seu corpo precisa estar preparado para enfrentar estas situações, o que exige uma demanda maior de nutrientes. E a alimentação, por si só, nem sempre consegue “dar conta do recado”. É aí que a prática Ortomolecular mostra sua eficaz colaboração, provendo ao organismo um substrato nutraceutico favorável à manutenção e reestabelecimento da saúde.